quarta-feira, 13 de junho de 2012

Fazenda Taquara - RJ



De longe esta é a fachada das Fazendas da Rota Histórica do Café mais bonita, porém a Fazenda Taquara é uma das mais ricas em detalhes e em histórias.
Quando cheguei e me deparei com ela pensei: deve ser uma Fazenda simples, sem muita coisa pra mostrar, sem eira nem beira. Que engano!
Logo na chegada, tivemos uma verdadeira aula sobre a Fazenda por um dos seus proprietários.


Em primeiro plano, um dos Herdeiros da Fazenda 


"A sede da Fazenda Taquara foi construída, provavelmente, na década de 1830, em forma de quadrilátero, com jardim interno, sob a influência da arquitetura colonial das Minas Gerais, oriunda do século XVIII. Seu proprietário, o Comendador João Pereira da Silva, tinha chegado de Portugal no início do século XIX, em companhia de Joaquim José Pereira de Faro – futuro barão do Rio Bonito. Estabeleceram-se eles na região de Barra do Piraí, na mesma época que o café começou a ser plantado no Vale do Paraíba. Segundo o inventário do Comendador, falecido em 1865, faziam parte das suas propriedades as fazendas Campo Bom, Ipiabas e da Nova Prosperidade, chamada de Taquara. O nome Taquara foi dado pelos escravos, devido à abundância nas terras da fazenda de um bambu fino, que era assim denominado. Ela permanece, ainda hoje, sob o domínio da família do Comendador. Com quase dois séculos de existência, a sede, ainda em perfeito estado de conservação, preserva sua história, com seus móveis, documentos e retratos originais. Outra peculiaridade desta propriedade é ser hoje um centro de produção de café, como no século passado, além de desenvolver atividades de granja de frangos e suinocultura."
(Fonte: http://www.turismovaledocafe.com/2010/02/fazenda-da-taquara-barra-do-pirai-rj.html)

Visitar essa Fazenda, ao lado de um dos herdeiros, foi uma viagem ao passado. Simpático, explicou-nos tudo, os costumes, os utensílios, as ferramentas com que eram torturados os escravos, os móveis que escondiam verdadeiros labirintos e onde os Barões escondiam documentos e dinheiro. 


Venham comigo...
Essa é a escada que nos levou para a parte de cima onde ficava realmente a sede.

Utensílio para pesar saca de café e pilão.

Sala de Jantar apenas para a Família

Louça da época perfeitamente conservada



Sala onde os Barões negociavam o café




Sala de Jantar onde recebiam Convidados




Reparem na riqueza de detalhes dos móveis onde os sarais aconteciam.
O piano era o instrumento mais precioso na educação das donzelas.

Saindo da área social da Fazenda, entramos na área onde ficavam os quartos. 
Notem a preocupação da Família em preservar as donzelas. Dentro do quarto dos pais ficava o quarto da filha solteira. Ela não saía, nem entrava sem que eles notassem.






Normalmente, o Barão possuia um móvel com muitos compartimentos secretos onde ele guardava documentos importantes e o dinheiro das negociações, escondendo não só das escravas que trabalhavam na sede da Fazenda, como de sua própria família.


Em outros quartos da sede, ficamos encantados com a conservação das roupas de época...chapéus, vestidos e até a roupa íntima.
Roupa íntima 


As roupas

Os Chapéus

Normalmente, o Padre local era amigo dessas Famílias e em toda Fazenda havia um lugar reservado para as orações


E finalmente, voltamos ao porão da casa, onde fica a mais mais gostosa, a mais encantadora: 
a Cozinha!
Neste local são servidas refeições deliciosas.
Os doces? Hummm, de lamber os beiços!




Bem, depois de saborear tudo o que eu tinha direito, provandos sucos incríveis, lambuzando-me de doces caseiros, dei uma canja....rsrsrs


Até a próxima Fazenda, pessoal....

5 comentários:

  1. Demais Edna!!Eu fico louca de ver estas fazendas e que fotos!!beijos Leda Esper

    ResponderExcluir
  2. Maravilha Edna!!! quero muito fazer este roteiro,pois já tinha lido sobre ele,creio que na revista da TAM a algum tempo.

    ResponderExcluir
  3. que coisa mais linda!!!!... adorei tudo, especialmente aquele guarda-roupa!
    que privilégio fotografar lugares assim, hein?

    ResponderExcluir
  4. Essa fazenda é maravilhosa , estive nela tem uns 2 messes.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conheço esta fazenda mas o passeio na rota das fazendas de café do RJ é muito lindo e elas tem uma aula de história ao vivo para contar para a criançada

    ResponderExcluir